Você está visualizando atualmente O consumo de energia está muito alto? Nós podemos ajudar!

O consumo de energia está muito alto? Nós podemos ajudar!

Data Centers são grandes consumidores de energia. Calcula-se que 2% da energia mundial, atualmente, seja consumida por essa indústria, que segue crescendo ano a ano movida pela explosão do uso de mobilidade, internet das coisas, big data, entre outros.

O mundo altamente digital e integrado, demanda mais processamento, disponibilidade e, por consequência, mais equipamentos e mais energia.

Se, por um lado, devemos nos preocupar com a arquitetura de TI para garantir um uso mais eficiente dos recursos disponíveis, por outro, não podemos nos esquecer do próprio data center e sua estrutura, afinal, o consumo total de um data center vai muito além do consumo dos equipamentos de TI. Somente o consumo dos sistemas de refrigeração pode representar mais de 50% do consumo energético total de um data center.

Essa alta demanda gera, em consequência, um grande custo para as organizações. Segundo o Gartner, os gastos fixos com energia para manter os data centers em funcionamento estão aumentando cerca de 10% ao ano. Mas, o que poucas empresas sabem é que muitas vezes é possível diminuir essa despesa com medidas simples que implicam pouco orçamento. Um rack posicionado erradamente ou um aparelho de ar condicionado mal escolhido já são motivos para aumentar a carga de energia.

PUE

Para ajudar CIOs e gestores de TI a buscar uma maior eficiência energética, utiliza-se uma unidade de medida conhecida como PUE (sigla em inglês para Eficácia no Uso da Energia) que é a razão entre a potência total consumida pelo data center, incluindo consumo com refrigeração e iluminação, dividida pelo consumo de energia dos equipamentos de TI.

Neste caso, quanto mais próximo de 1.0, melhor o PUE, pois significa que o data center necessita de poucos recursos adicionais para mantê-lo em funcionamento. Dados de mercado apontam que, no Brasil, o valor de PUE médio dos data centers ainda é de 2.4, enquanto nos Estados Unidos e Europa este valor fica próximo a 1.5.

Como a LCS Engenharia pode ajudar

Para ajudar os clientes a alcançar maior eficiência energética, a LCS Engenharia oferece o serviço de Assessment. O objetivo é identificar problemas e riscos à operação, e avaliar formas de tornar o data center mais eficiente, revisando fluxo de ar, organização de racks e equipamentos de TI, utilização de estruturas isolantes, dimensionamento correto do sistema de refrigeração, entre outras.

O trabalho de revisão feito pela LCS Engenharia é baseado em normas técnicas e nas melhores práticas.

Entre em contato com o nosso time e peça uma avaliação da eficiência de energia do seu data center.

LCS

A LCS é uma integradora de soluções que, há mais de 17 anos, auxilia empresas dos mais diversos setores a adotam soluções para Data Center, Infraestrutura de TI, Cloud Computing e End User Computing. A LCS oferece uma estrutura completa desde o desenho da solução até a operação. Apresenta um portfólio de serviços como: Service Desk, Monitoramento NOC, Outsourcing de TI, e Serviços de Data Center. Com mais de 2.000 empresas atendidas, é reconhecida por investir e trazer novas tecnologias para o Brasil, por meio de parcerias sólidas com marcas já reconhecidas mundo a fora. Para atender a uma demanda crescente de nossos clientes, criamos, em 2016, a LCS Engenharia, visando consolidar as operações da empresa voltadas ao fornecimento de serviços e soluções de data center. A LCS Engenharia tem um corpo técnico especializado e certificado, e capacidade para desenhar a melhor solução para nossos clientes, atendendo requisitos técnicos de negócios e financeiros. Também realizamos todos os tipos de serviços voltados a data center, como Assessment, Retrofit, Comissionamento, Manutenção Ppreventiva e Corretiva, tanto para novos como para os data centers atuais de nossos clientes, de quaisquer fabricantes.

Deixe uma resposta