Você está visualizando atualmente Conheça e escolha o melhor data center para a sua empresa

Conheça e escolha o melhor data center para a sua empresa

Os data centers começaram a surgir nos anos 60 com o nome de CPD (Centro de Processamento de Dados). De lá para cá, evoluíram muito em termos de infraestrutura, tornando-se o centro de operação das empresas e ganhando o nome que remete ao que carrega de mais importante: informações!

Assim, é praticamente impossível imaginar hoje uma empresa de qualquer porte produzindo sem um data center por trás. Se hoje eles já são cruciais, com a expansão das demandas por mobilidade, big data e internet das coisas (IoT) o papel do data center será ainda mais importante para suportar as estratégias de negócio das empresas.

Ao avaliar qual o data center certo para cada empresa, é necessário considerar alguns fatores:

– Qual o objetivo do data center? Será o principal, DR ou de ponta (edge)? A empresa já possui outro data center?

– Qual o tamanho do data center e necessidades de expansão futura?

– Qual a capacidade energética demandada e potencial futuro? A empresa tem planos para usar arquiteturas hiperconvergentes?  A tendência com essas novas arquiteturas é aumentar a necessidade energética por rack .

– Qual o nível de disponibilidade exigida?

– Qual a vulnerabilidade e o nível de segurança exigidos? A empresa precisa de um data center, uma sala segura ou sala cofre?

– Qual o orçamento disponível?

Conheça quais os diferentes tipos de data center e veja o que melhor se encaixa no orçamento e necessidade da sua empresa.

Data Center Modular

Este data center é formado por estrutura modulares autoportantes que são fabricadas e testadas, antes de serem montadas no ambiente do cliente, demandando o mínimo de obras civis. Pode ser montado tanto em ambientes internos ou externos, com as dimensões exigidas pelo projeto de cada cliente, desde pequenas salas até grandes data centers.

Uma de suas principais vantagens é a possibilidade de expansão do ambiente de acordo com o crescimento dos negócios, ou seja, a empresa não precisa investir hoje em um data center que somente será completamente utilizado daqui a alguns anos, correndo o risco de ficar com um ambiente obsoleto.

Por ser modular pré-fabricado implica em riscos menores quanto ao prazo da entrega quando comparado ao processo de construção tradicional, tornando todo o processo mais limpo.

Pode ser desenhado oferecendo a disponibilidade exigida pelo cliente, podendo ser certificado como TIER II ou III.

O data center modular possui proteções contra fogo, poeira, água, arma de fogo, acesso indevido e etc.

Pode ser certificado segundo a NBR 15247 e EN 1047-2 para operar como sala cofre.

Por suas características, o Data Center Modular adequa-se a praticamente qualquer perfil de empresa que necessidade de um data center extremamente confiável.

Data Center Móvel Seguro

O Data Center Móvel foi desenvolvido para atender às demandas das empresas por agilidade e mobilidade. Pode atender a necessidades de empresas que preveem uma futura mudança de local e não querem perder o investimento realizado em um data center, como também a operações temporárias demandadas por grandes obras de infraestrutura, exploração de minério ou petróleo, entre outras atividades que exijam flexibilidade.

Foi desenvolvido como solução modular pré-fabricada, instalada sobre uma base metálica e com os reforços necessários para ser transportado montado em caminhões tradicionais. Pode ter dimensões variadas, respeitando a legislação vigente para transporte de cargas.

Possui as proteções necessárias contra poeira, fogo, água, arma de fogo, entre outras, tendo sido desenhado para instalação outdoor. Pode ser certificado NBR 15247 e EN 1047-2 para operar como sala cofre.

Já vem de fábrica com todos os componentes necessários ao seu funcionamento, como racks, sistema de refrigeração, de detecção e combate a incêndio, de monitoramento, segurança. Uma solução completa, pronta para receber seus ativos de TI.

Container Data Center

Similar ao Data Center Móvel, foi desenvolvido para atender às demandas das empresas por agilidade e mobilidade.

Adapta-se a qualquer ambiente operacional, permitindo uma operação mais estável, oferecendo proteção anti granizo, maresia, areia, vibrações, até abalos sísmicos de 9 graus.

Pré-fabricado e pré-testado, altamente integrado, o container é um data center completo, implantado rapidamente e que exige o mínimo de infraestrutura adicional, reduzindo em quase 80% o tempo de instalação em relação a uma obra tradicional.

Apresenta-se em dois modelos all-in-one de 20 e 40 pés, com 4 e 8 racks de TI respectivamente.

Data Center Tradicional (alvenaria)

O Data Center tradicional envolve a construção em alvenaria no local escolhido pelo cliente. Tem a facilidade de ser instalado no local disponível, mas é o que exige mais obras civis, demandando mais tempo para implantação e causando maior transtorno no local.

Além disso, por ser uma instalação com característica permanente, pode demandar do cliente um investimento inicial maior do que seria necessário para garantir espaço futuro, ou restringir a capacidade de crescimento, caso não seja bem planejado.

Todos os sistemas componentes como racks, refrigeração, segurança, entre outros, são instalados no próprio site.

É desenhado de acordo com as características do cliente quanto a tamanho, disponibilidade e segurança, podendo ser certificado NBR 15247 e EN 1047-2 para operar como sala cofre.

Micro Data Center ou Small Data Center

Os micro data centers são sistemas que oferecem as facilidades de um data center completo, mas de uma maneira compacta e móvel. O produto vem pronto para ser ligado e conectado a todos os ativos de TI de uma empresa, já incluindo sistema de ar condicionado, combate a incêndio, monitoramento, entre outros.

Em geral, são recomendados para empresas de pequeno e médio porte de todos os segmentos de mercado. Também é uma opção para filiais, fábricas e soluções de edge computing para grandes empresas interessadas em proteger seu serviço local.

Pode ser configurado com 1 a 8 racks.

É uma solução pré-fabricada, pronta, de fácil implementação e que pode ser transportada para outro local. Sua maior qualidade está na praticidade e flexibilidade que proporciona, além de excelente custo-benefício.

 

À exceção do Micro Data Center, que já vem com as otimizações necessárias, todas as outras opções são configuradas com sistemas de confinamento para melhorar sua eficiência energética e podem ser desenhados com níveis de disponibilidade para serem certificados como Tier II ou III. Além disso, podem ser desenhados como salas seguras ou salas cofres, dependendo das exigências de cada cliente.

 

Ainda em dúvida sobre qual modelo de data center melhor atende o seu negócio?

Os especialistas da LCS Engenharia podem ajudar a compreender as necessidades da sua empresa e, assim, sugerir o melhor projeto de acordo com orçamento disponível.

Entre em contato conosco e agende uma reunião.

LCS

A LCS é uma integradora de soluções que, há mais de 17 anos, auxilia empresas dos mais diversos setores a adotam soluções para Data Center, Infraestrutura de TI, Cloud Computing e End User Computing. A LCS oferece uma estrutura completa desde o desenho da solução até a operação. Apresenta um portfólio de serviços como: Service Desk, Monitoramento NOC, Outsourcing de TI, e Serviços de Data Center. Com mais de 2.000 empresas atendidas, é reconhecida por investir e trazer novas tecnologias para o Brasil, por meio de parcerias sólidas com marcas já reconhecidas mundo a fora. Para atender a uma demanda crescente de nossos clientes, criamos, em 2016, a LCS Engenharia, visando consolidar as operações da empresa voltadas ao fornecimento de serviços e soluções de data center. A LCS Engenharia tem um corpo técnico especializado e certificado, e capacidade para desenhar a melhor solução para nossos clientes, atendendo requisitos técnicos de negócios e financeiros. Também realizamos todos os tipos de serviços voltados a data center, como Assessment, Retrofit, Comissionamento, Manutenção Ppreventiva e Corretiva, tanto para novos como para os data centers atuais de nossos clientes, de quaisquer fabricantes.

Deixe uma resposta